MICROBACIA DO BARRACÃO DOS MENDES RECEBE VISTORIA TÉCNICA

Publicado em: 26/04/2021 19:37 | Fonte/Agência: Ssecom/ PMNF - Priscila Lima

MICROBACIA DO BARRACÃO DOS MENDES RECEBE VISTORIA TÉCNICA

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Nova Friburgo acompanhou na última quarta-feira, 21, o início da atividade de campo do Projeto Mananciais-Ceivap. A visita técnica na microbacia do Barracão dos Mendes foi realizada pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Dois Rios (CBH-R2R), sendo a primeira atividade de campo do Projeto Mananciais, do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (Ceivap).

A visita técnica teve como objetivo inicial realizar uma avaliação ambiental da microbacia, para em seguida iniciar a elaboração do prisma que apontará as intervenções necessárias para a melhoria quantitativa e qualitativa da água na microbacia.  As atividades na região continuarão nas próximas semanas com o objetivo de realizar junto aos produtores locais o diagnóstico da microbacia, definindo assim, seus principais problemas ambientais, quantificando-os e localizando-os.

Na ocasião foi possível observar diversos fatores que interferem diretamente na água, como o processo erosivo decorrente de manejo inadequado do solo na produção agrícola e na falta de sistemas de drenagens adequados nas estradas vicinais. Também foram levantadas questões importantes a cerca da possibilidade de utilização mais racional da água com substituição de tecnologia de irrigação, utilização de agrotóxicos e da recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs).

“Esse projeto é uma oportunidade para os nossos agricultores familiares adequarem as suas propriedades ambientalmente e também dar uma virada de chave para que a nossa agricultura passe a focar na sustentabilidade da produção”, comentou o secretário de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Marcelo Silva.
O projeto prevê aplicação de R$ 2,5 milhões em intervenções alinhadas com as boas práticas de produção agropecuária, de modo a incentivar um manejo sustentável no uso da água. Os produtores beneficiados farão adesão de forma voluntária e haverá necessidade que atendam a algumas exigências como possuir o Cadastro Ambiental da Propriedade (CAR) e o Cadastro Nacional de Usuários de Recursos Hídricos (CNARH).

São parceiros institucionais do programa do Ceivap o CBH-R2R, a Emater (Local e Regional), a Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Friburgo, Empresa Água e Solo e a Agevap.