124 CIRURGIAS ORTOPÉDICAS EM TRÊS MESES

Publicado em: 09/04/2021 18:37 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Erika Amaral

124 CIRURGIAS ORTOPÉDICAS EM TRÊS MESES

SECRETARIA DE SAÚDE ZERA FILA DE ESPERA DESTES PROCEDIMENTOS

Há três meses diante da pasta, a secretária municipal de Saúde, Nicole Cipriano, junto com a equipe de ortopedia do Hospital Municipal Raul Sertã, consegue dar andamento e acabar com as filas de espera para cirurgias ortopédicas (fraturas) no município. Só no mês de janeiro foram realizadas 20 cirurgias de urgência e sete eletivas (pessoas que aguardam por operações internadas), ou seja, foram 27 procedimentos em 31 dias, perfazendo o total de 124 de janeiro até o início de abril, incluindo fêmur, tíbia, tornozelo, úmero, clavícula e rádio. Desse montante, 51 foram de urgência.

Todas as operações foram feitas com pouquíssimos materiais que o hospital possuía. No entanto, em março, a Secretaria de Saúde adquiriu mais insumos e conseguiu suprimir a carência. A forma de organização dessas cirurgias feitas pelos profissionais envolvidos foi fundamental e decisivo para acabar com a fila de espera. “Essas ações foram cruciais para zerar a fila de pacientes que aguardavam para serem operados. Foi incrível o feito desse pessoal. O empenho da equipe de profissionais do Raul Sertã me enche de orgulho e nos mostra que, com boa vontade, é possível a realização de trabalhos de qualidade. Isso demonstra respeito com a população e responsabilidade com dinheiro público”, diz Nicole.

Ter finalizado a fila de espera possibilitou que a Secretaria Municipal de Saúde conseguisse ampliar leitos destinados a pacientes com covid no momento mais crítico da pandemia. “Dentro das nossas possibilidades manteremos o ritmo. Já estamos com licitação em andamento para compra de órteses e próteses”, finaliza a secretária.