PREFEITURA DE NOVA FRIBURGO FAZ ECONOMIA SIGNIFICATIVA NAS DESPESAS COM COMBUSTÍVEL

Publicado em: 08/04/2021 13:12 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Daniele Eddie

Entre as principais missões da atual gestão municipal está o gerenciamento responsável dos recursos públicos. Seguindo essa determinação do prefeito Johnny Maycon, a Secretaria de Infraestrutura e Logística acompanhou de perto o consumo de combustível da frota. O resultado desta iniciativa alcançou uma economia total de R$ 226.960,00, equivalente a 46,96%, somente neste primeiro trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período do ano passado.

A seriedade na administração dos combustíveis que são utilizados pelos veículos oficiais nos meses de janeiro a março deste ano proporcionou uma redução de 20.000 litros no consumo de gasolina, o que representa 55,5%. Já o consumo de diesel caiu pela metade no período, 50%, e gerou uma economia de 35.000 litros.

Além do quantitativo, houve diminuição importante nos valores poupados. Enquanto em 2020 o litro da gasolina custava R$ 4,839, neste ano o valor sofreu vários reajustes e a Prefeitura pagou R$ 5,700 na licitação mais recente. Apesar disso, a redução nos gastos foi de R$ 92.450,00.

O consumo de diesel também registrou valores mais baixos, mesmo após os aumentos consecutivos nas distribuidoras. Neste primeiro trimestre do ano, foram poupados R$ 134.510,00, embora o custo atual reajustado na licitação seja de R$ 4,370 e do ano anterior fosse de R$ 3,758.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, Danny Dias Pinto, esse monitoramento é comum em empresas privadas. “Por mais simples que possa parecer, esse tipo de controle nunca foi feito antes na Prefeitura. Quando a gente licita a compra de combustíveis, contratamos outros serviços agregados, como o software de gestão de consumo – Controle Total de Frota (CTF). Esse sistema permite o monitoramento do quantitativo de combustível em todo e qualquer veículo da frota municipal e impede, por exemplo, que veículos não oficiais sejam abastecidos nas bombas do Município”.

A frota da Prefeitura de Nova Friburgo é composta por aproximadamente 280 veículos, entre leves, utilitários (ambulâncias e caminhonetes), pesados e máquinas. Além disso, as roçadeiras que executam a limpeza dos logradouros públicos também são abastecidas por esse combustível.