Projeto Yoga na Escola produz resultados positivos com alunos

Publicado em: 17/12/2019 00:00

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio do setor Serviço de Estudo e Atendimento Psicopedagógico (SEAp) da Secretaria de Educação, realizou, de agosto a novembro, o projeto-piloto “Yoga na Escola”. O SEAPp realiza atendimento psicopedagógico a alunos da rede municipal de educação que apresentam dificuldades escolares.

O resultado foi considerado muito positivo pela equipe técnica, pois houve melhoria significativa em todos os itens elencados para observação, com duas aulas semanais, no período de três meses.

Por ser um projeto-piloto, participaram duas escolas da zona rural, com 43 alunos de cinco turmas do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. Os itens observados foram: concentração, interesse, relacionamento, memória, organização, seguimento de regras e rendimento escolar. Os critérios utilizados foram: adequado, desfuncional e regular. Houve melhora em todos os itens.

Segundo a coordenadora do Seap, Maristela Torres, a conclusão foi de que a yoga favorece a aprendizagem e pode ser mais um recurso na escola para as dificuldades de aprendizagem. A responsável pela execução do projeto foi a psicopedagoga e instrutora de yoga, Leila Mara Pinel, integrante da equipe do Seap.

Ao saber do resultado do projeto-piloto, o secretário de Educação, professor Igor Pinto, solicitou que fosse dado prosseguimento e ampliado, acrescentando que o prefeito Renato Bravo também havia sido informado sobre o projeto e deu os parabéns à equipe da Secretaria.

Segundo a subsecretária pedagógica, professora Patrícia Azevedo, a idéia é ampliar o projeto para 2020, beneficiando novas escolas e trabalhar preventivamente, atendendo o 1º, 2º e 3º anos do ensino fundamental. De acordo com Patrícia Azevedo, a Secretaria de Educação está fechando uma parceria com um Instituto de Yoga para que estagiários possam participar do projeto nas escolas.