Nova Friburgo realizará novo DIA D contra sarampo

Publicado em: 12/02/2020 14:15 | Fonte/Agência: Secom

Nova Friburgo realizará novo DIA D contra sarampo

Cartão do Sus será necessário para vacinação

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando desde o início do ano, a campanha estadual de intensificação de vacinação contra o sarampo. Neste próximo sábado, 15, de 9h as 16h, em diversas Unidades Básicas de Saúde, será realizado um novo Dia D de vacinação contra a doença.

Seguindo a orientação do estado, esta campanha tem o objetivo de lembrar ao público-alvo, -  crianças acima de 06 meses a pessoas com 59 anos - de atualizarem as cadernetas de vacinação.

Vale frisar que para conseguir se vacinar é preciso a carteira nacional de saúde (cartão do SUS) e a caderneta de vacinação sejam apresentados. Para emitir o cartão SUS, é necessário um documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência.

Veja abaixo os locais de vacinação neste próximo sábado :

- Centro de Saúde Silvio Henrique Braune (Posto do Suspiro)

- Posto de Saúde Waldyr Costa (Conselheiro Paulino)

- Posto de Saúde Tunney Kassuga (Olaria)

- Unidade Básica de São Geraldo

Sobre a doença

O sarampo é transmitido por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde e estará disponível gratuitamente nos postos de saúde municipais.