CONTRIBUINTES PODEM RETIRAR GUIAS DE ISS E ALVARÁ PELO SITE DA PREFEITURA

Publicado em: 22/02/2021 17:12 | Fonte/Agência: Ssecom/PMNF - Priscila de Lima

CONTRIBUINTES PODEM RETIRAR GUIAS DE ISS E ALVARÁ PELO SITE DA PREFEITURA

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Gestão, informa que as guias para pagamento de Alvará e Imposto Sobre Serviços (ISS) estão disponíveis no site da Prefeitura.

O ISS FIXO é um tributo anual que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos. O pagamento da Cota Única pode ser feito até 10 de abril de 2021, com desconto de 8% (oito por cento). O pagamento parcelado perde o desconto, mas pode ser feito em quatro vezes. A primeira cota pode ser paga até 10 de abril de 2021, e a última parcela até 10 de julho de 2021.

Já o Alvará (Taxa de Renovação de Licença para Localização de estabelecimentos de Produção, Comércio, Indústria ou Prestação de Serviços de Qualquer Natureza – TFLIF) concede uma licença ou autorização para que uma empresa exerça atividade comercial ou outros serviços. O pagamento da Cota Única do Alvará também pode ser feito até 10 de abril de 2021, com desconto de 8% (oito por cento). Em caso de parcelamento, a primeira cota deve ser paga até 10 de abril de 2021. A última parcela deve ser paga 10 de julho de 2021.

Para retirada do Alvará basta acessar www.pmnf.rj.gov.br, ir na aba Geral, clicar em Alvará e informar a inscrição municipal, que pode ser encontrada na Guia de Alvará emitida anteriormente. No caso do ISS, o contribuinte deve seguir os passos iniciais acessando www.pmnf.rj.gov.br, indo na aba Geral e clicando em ISS FIXO. Para finalizar, basta informar o número da inscrição municipal (informação encontrada nos carnês dos anos anteriores).

A Prefeitura reforça a orientação de que, diante do cenário de pandemia, o contribuinte deve retirar, preferencialmente, o carnê através do site a fim de evitar aglomerações na Secretaria de Fazenda.