GUARDA MUNICIPAL FAZ OPERAÇÃO PARA COIBIR E FISCALIZAR AGLOMERAÇÕES

Publicado em: 16/01/2021 15:45 | Fonte/Agência: Ssecom/ PMNF - Daniele Eddie

GUARDA MUNICIPAL FAZ OPERAÇÃO PARA COIBIR E FISCALIZAR AGLOMERAÇÕES

O crescimento de novos casos de Covid-19 e óbitos provocados pela doença está mobilizando diversos setores da Prefeitura de Nova Friburgo. Preocupado em conter esse aumento, na tarde da última sexta-feira, 15, o prefeito Johnny Maycon se reuniu com as secretarias de Ordem Urbana, Defesa Civil e Subsecretaria de Vigilância em Saúde para traçar ações visando intensificar o enfrentamento à pandemia. À noite, no mesmo dia, agentes da Guarda Civil Municipal percorreram ruas do Centro para fiscalizar o cumprimento das regras estabelecidas no decreto de flexibilização da economia.

A operação contou com 20 homens, sendo algumas equipes a pé e outras três viaturas da Guarda, que é vinculada à Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana. O foco foi a região central da cidade, em especial, as ruas Monte Líbano e Dante Laginestra. O objetivo desta ação era coibir aglomerações e fiscalizar o horário e a capacidade de funcionamento do comércio, bares e restaurantes, conforme o estabelecido em decreto para o período de bandeira vermelha. Neste bandeiramento, o limite para o comércio de rua permanecer aberto vai até as 22h; bares e lanchonetes funcionam até as 20h, enquanto os restaurantes podem ficar abertos até as 23h.

Nenhuma autuação chegou a ser aplicada porque, de acordo com o comandante da GCM, Luciano da Silva Farizel, “a própria presença da Guarda já inibe o descumprimento ao decreto e, a princípio, encontramos tudo em ordem, e não tivemos maiores problemas”.

A força-tarefa criada pela Prefeitura será intensificada por toda cidade e deve atuar em outros locais nos próximos dias para garantir o cumprimento das regras de distanciamento social e flexibilização segura da economia municipal. O grupo é integrado pela Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal e Posturas.