Prédio da Fundação Dom João VI tem escritura assinada nesta quinta, 19

Publicado em: 20/11/2020 09:58

A equipe da Fundação Dom João VI concluiu um processo, que perdurou desde 2016, para finalizar a escritura do prédio em que está sediado, na Praça Presidente Getúlio Vargas, no Centro.

O longo trâmite passou pela Câmara Municipal, que aprovou a doação, e, devido a questões cartoriais e jurídicas, relacionadas ao terreno, demandou este longo tempo. Entretanto, na última quinta-feira, 19, a realização da assinatura foi concretizada.

Vale ressaltar que toda a atividade foi realizada por meio de doação, tanto pela Sociedade de Amigos da Fundação Dom​​​​​​​ João VI, quanto pelo Cartório Braune, o que não gerou custos ao município.

​​​​​​​​​​​​​​O vice-prefeito Marcelo Braune foi um dos participantes do ato, fazendo presença também como tabelião licenciado do Ca​​​​​​​rtór​​​​​​​io Braune, do 1° Ofício. “Estou praticando este ato em virtude do que ele representa, é uma escritura de alta importância e que vem, há muitos anos, necessitando se formalizar. Uma doação de um bem municipal para a preservação da cultura, da história de Nova Friburgo”.

Luiz Fernando Dutra Folly, presidente da Fundação Dom João VI, comentou sobre o envolvimento do meio empresarial, tirando a dependência do financiamento público e planejando o futuro visando a independência do planejamento dos projetos culturais e históricos de nossa região.

“O momento de hoje foi importantíssimo. Foi uma saga, quase uma novela, desde a doação de direito, com a votação unânime na Câmara, em 2016, dada a importância que a Fundação vem desempenhando praticamente há mais de 30 anos com o Pró-Memória ou mesmo com a própria Fundação. É uma forma de cultura não só em história, mas, em fato”.

O Prefeito Renato Bravo agradeceu pela forma carinhosa e respeitosa de toda a equipe, da Fundação Dom João VI, no seu trabalho, e está orgulhoso, como Prefeito, por este feito.

“Momentos como estes são muito especiais. Eu sou testemunha e quero parabenizar o Luiz Fernando e toda a equipe da Fundação pela validade do trabalho de vocês, pelo exemplo de comprometimento que deram no envolvimento do trabalho. Um exemplo é o lindo trabalho que vocês fizeram, que foi o livro dos 200 anos, além da condução do TAC da Praça que herdamos e que era difícil de ser consolidado, porém, foi levado de forma brilhante. Fizemos um trabalho com cumprimento de prazos e avançamos muito na questão do TAC, que terá tudo a ver com este envolvimento cultural e turístico que a cidade tem de potencial.”