Alunos da rede municipal recebem premiação em olimpíada de Matemática

 

Publicado em: 17/11/2020 14:49

Whatsapp

 

Por iniciativa da professora Patrícia Cabral Lima, alunos do 6º ao 9º ano da escola Odette Penna Muniz, que já participaram da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), foram inscritos em outra disputa, o Concurso Canguru de Matemática, uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio.


Segundo a professora, “por conta da pandemia, só consegui que dez deles participassem da versão on-line. Mas foi um sucesso!”, enalteceu a educadora. “Todos tiveram suas pontuações dentro da média e três alunos nossos foram premiados: Medalha de bronze – Ezequiel Piller Wenderroscky – 8º ano; Honra ao mérito – Fabrício do Espírito Santo Coelho – 9º ano; Honra ao mérito – Davi do Espírito Santo Coelho – 6º ano. Espero poder continuar esse trabalho com eles por muito tempo, porque é muito bom ver como se empolgam e como se empenham em melhorar sempre!”, declarou a professora.


Canguru de Matemática


O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF).


Os principais objetivos do Canguru de Matemática são:
• Ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos.
• Contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica.
• Favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática.
• Estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.
 

Canguru sem Fronteiras é uma Associação internacional que congrega personalidades do mundo da Matemática. Anualmente, um seleto grupo de professores se reúne para discutir o ensino da Matemática e preparar as provas que serão aplicadas nos países participantes.
A finalidade da associação é promover a divulgação da Matemática por todos os meios ao seu alcance e, em particular, com a realização do concurso que envolve e motiva milhares de alunos pelo mundo.
 

No Brasil, o Concurso é realizado desde 2009 e o número de escolas participantes vem crescendo de forma expressiva desde seu início, em 2009. Em 2018, foram mais de 2500 escolas e aproximadamente 500 mil alunos participantes.

(Fonte: Canguru de Matemática)