Publicado em: 23/01/2020 15:41 | Fonte/Agência: Secom

Campanha contra Sarampo continua em Nova Friburgo

O alerta é que a doença que há anos não era registrada no país, desde 2019 voltou a atingir pessoas das mais diversas faixas etárias.

Campanha contra Sarampo continua em Nova Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou no mês de janeiro, uma intensificação da vacinação contra sarampo, que irá até dia 13 de março.

E o alerta é que a doença que há anos não era registrada no país, desde 2019 voltou a atingir pessoas das mais diversas faixas etárias.

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Nova Friburgo, informa que dois casos de sarampo foram confirmados no município neste ano.

Além dos casos confirmados, há outros 10 pacientes com suspeita da doença, que aguardam os resultados laboratoriais e investigações epidemiológicas para que haja a confirmação positiva ou não do diagnóstico de sarampo.

De acordo com a subsecretária de vigilância em saúde, Fabíola Braz, os sintomas do sarampo são semelhantes aos de uma gripe ou resfriado, por isso, muitas vezes a doença demora a ser confirmada, já que as manchas vermelhas, características da infecção viral, não se manifestam logo no início.

“Ela se manifesta inicialmente como um resfriado, uma gripe. Começa a chamar atenção porque ela aparece com uma febre muita alta, seguida de coriza, conjuntivite, que começa a irritar os olhos e depois aparece as manchinhas vermelhas pela pele, começando pelo rosto, espalhando pelo tórax, pelas costas e aí vai pelo corpo todo.” – Fabíola Braz.

Vacinação

É importante destacar que as pessoas devem levar a caderneta de vacinação ou os registros de vacinas, juntamente com o cartão do SUS, para serem avaliadas.

Para evitar filas, a Secretaria de Saúde solicita a quem não tiver o cartão do SUS, dirigir-se à unidade de saúde mais próxima de sua casa com identidade, CPF e comprovante de residência, para a confecção do cartão.

A Secretaria Municipal de Saúde oferece a vacina na policlínica Dr. Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, no posto de saúde Tunney Kassuga, em Olaria, de segunda a sexta-feira de 8h às 16h e na unidade básica de saúde José Copertino Nogueira, no bairro São Geraldo,  às terças e quintas, de 8h às 16h.