Prefeitura de Nova Friburgo articula ações culturais para a cidade

 

Publicado em: 22/01/2020 14:40

Whatsapp

 

Prefeitura de Nova Friburgo articula ações culturais para a cidade

mportantes projetos como a I Bienal do Livro e  parceria com SPCINE poderão construir novo cenário para a leitura, literatura e audiovisual 

Importantes projetos como a I Bienal do Livro e  parceria com SPCINE poderão construir novo cenário para a leitura, literatura e audiovisual 

 

A cadeia produtiva da cultura em Nova Friburgo através das diversas plataformas artísticas, reafirmam a vocação multicultural da cidade.  Além das belezas naturais e vasta infraestrutura, há uma intensa articulação entre a iniciativa privada, artistas, instituições e poder público visando garantir novos projetos que fortaleçam o potencial econômico da cidade através da cultura. 

 

Com esse propósito, o Secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Nova Friburgo, Marcos Marins, representando o prefeito Renato Bravo, esteve em São Paulo no início deste mês de janeiro,  para articular duas importantes ações que valorizarão ainda mais os movimentos culturais da cidade.

 

Em um encontro com Laís Bodanzky, presidente da SPCINE,  Flávia Gonzaga, coordenadora da São Paulo Film Commission, e o diretor de parcerias estratégicas da Spcine, Luiz Toledo, foi acordada a elaboração de um termo de cooperação entre Nova Friburgo, através do SerraAção – Film Commission e a SPCINE - empresa pública responsável por 25% de toda produção audiovisual do Brasil. Esse acordo permitirá inúmeras parcerias para produções cinematográficas em Friburgo, e  região.

 

Já em uma reunião realizada na ABDL - Associação Brasileira de Difusão do Livro - o secretário municipal foi recebido pelo presidente Robério Silva e pelo assessor de eventos, Dilson. No encontro, Marins solicitou a organização da primeira Bienal do Livro em Nova Friburgo, explanando sobre a importância do município para a literatura brasileira, uma vez que já produz sua festa literária, mantém por mais de meio século a Academia Friburguense de Letras, com vasta produção de diversos gêneros; e também abordou sobre possíveis parcerias para créditos e fornecimento de livros para nossos professores, alunos e universitários. 



 

# Friburgo é Filme
 

Desde a assinatura do decreto pelo prefeito Renato Bravo,  que regulamentou e oficializou Nova Friburgo como uma cidade cinematográfica, o município está amplamente reconhecido através do SerraAção - FILM COMMISSION, como polo de Audiovisual de Nova Friburgo e Região Serrana. 

 

Somente nos dois últimos anos foram gravados 5 longas e diversos curtas; projetos que geram empregos, renda e divulgam o potencial da cidade.

 

E este ano mais uma grande produção utilizará os espaços da cidade como cenário.  O longa-metragem “Tia Virgínia” conta no elenco com atrizes renomadas como Arlete Sales, Louise Cardoso, Vera Holtz e Antonio Pitanga 


 

“Tia Virgínia”,  tem como protagonista uma mulher de 70 anos que nunca se casou, nem teve filhos e, convencida pelas irmãs, mudou-se de cidade para cuidar dos pais. O filme se passa em um único dia, o dia em que Virgínia se prepara para receber as irmãs Vanda e Valquíria que viajam para celebrar o Natal. 

 

O longa está sendo rodado no bairro de Olaria até fevereiro, produzido pela Roseira Filmes,  núcleo de produção fundada pelo cineasta Fábio Meira.