Centro Educação Ambiental é inaugurado pela Prefeitura

Publicado em: 07/08/2020 09:17 | Fonte/Agência: SSecom - Rafael Barbosa

Centro Educação Ambiental é inaugurado pela Prefeitura

Fotos: Daniel Marcus

A Prefeitura de Nova Friburgo inaugurou nesta quinta-feira,06 de Agosto, na EBMA - Empresa Brasileira de Meio Ambiente – concessionária de serviços de coleta e tratamento final dos resíduos domiciliares e de saúde do município, no Bairro Córrego Dantas, o Centro de Educação Ambiental (CEA). A reconstrução do espaço, que foi completamente destruído na catástrofe climática de 2011, nasce de uma parceria entre o município e a empresa e visa atender principalmente jovens e crianças, alunos das escolas públicas e particulares, além de toda comunidade. O Centro, que possui um auditório com capacidade para 70 pessoas, contará com um canteiro de plantas, onde os visitantes poderão levar uma muda como recordação. Durante a visitação, previamente agendada, palestras e atividades focadas na sustentabilidade e preservação ambiental estarão no roteiro.

O Prefeito Renato Bravo, que, juntamente com a primeira dama Cristina Bravo, realizaram o descerramento do pano da placa do espaço, falou sobre a importância da inauguração.

“Estamos fazendo a inauguração do Centro de Educação Ambiental na EBMA, que é uma concessão da Prefeitura de Nova Friburgo. Um espaço voltado para a comunidade, um projeto educacional de preservação ambiental. O local permite a apresentação de filmes, palestras e encontros, fazendo a integração e permitindo o acesso a todos os grupos. Me orgulha muito, como prefeito, entregar essa obra de grande valia para toda a sociedade.”

O projeto conta com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Secretaria de Educação do Município. O subsecretário de Educação, Professor José Loyola Bechara, esteve presente no evento e revelou que está no planejamento a utilização do espaço.

“O prédio foi muito bem pensado na sua construção, e, por si só, é uma aula de sustentabilidade. Nós da Secretária de Educação vamos utilizar ao máximo as instalações, apesar deste momento que vivemos, em que não podemos formar aglomerações. Pretendemos, dentro em breve, começar a trazer pequenos grupos dos nossos alunos, para que possam conhecer de perto toda a cadeia de tratamento de lixo, utilização da energia solar, captação e utilização da água da chuva, assunto muito importante diante do momento que vivemos.”

O presidente do Grupo EBMA, Antônio Carlos Ferrari Salmeron, agradeceu à Prefeitura pela reconstrução do espaço e ressaltou a importância da visitação ao local.

“O espaço está à disposição para a visitação de todos que queiram saber um pouco sobre o funcionamento da coleta, transporte e tratamento de todos os resíduos gerados na cidade, além de todas as atividades do Centro Educacional.”

Roberto Cocarelli, Secretário de Meio Ambiente, destacou que os esforços da equipe da secretaria e da EBMA, durante um ano e meio, entre o lançamento da pedra fundamental até a inauguração, foram cruciais para que, a partir de espaço, se possa produzir cidadãos mais conscientes da preservação ambiental, através da educação.