PREFEITURA ENTREGA TERMO DE POSSE A MORADORES DA GRANJA SPINELLI

Publicado em: 01/07/2020 19:03 | Fonte/Agência: SSecom - Rafael Barbosa

PREFEITURA ENTREGA TERMO DE POSSE A MORADORES DA GRANJA SPINELLI

Fotos: Leonardo Vellozo

A situação do conjunto habitacional, que seria destinado às vítimas das chuvas de 2007, vinha sendo acompanhado pela Secretaria de Assistência Social. Uma história triste que atravessa os anos.

“Esperei anos por isso. Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Muito obrigado!”. Emocionada, a Sra. Carla Hemetério recebeu, na tarde desta terça-feira, 30 de junho, o título de posse entregue pela Prefeitura de Nova Friburgo, que contemplou 44 famílias no Bairro Granja Spinelli. A ação é o desfecho de uma longa negociação junto à Caixa Econômica Federal que permitiu a regularização fundiária das casas populares no bairro.
A comunidade procurou a Prefeitura em agosto de 2019, relatando a dificuldade em que viviam, e, após o cadastro socioeconômico dos moradores, o processo de desapropriação iniciou-se. Através do decreto n°604, de 08 de junho de 2020, tornou-se possível levar dignidade humana e atender a um direito fundamental desses cidadaõs: a moradia, conforme nossa constituição determina.
Além da posse legal, a regularização fundiária permitirá que os moradores, que vivem em condições de alta vulnerabilidade socioeconômica, passem a ter direito a benefícios como saneamento básico e aos serviços de água e energia elétrica. Detalhes técnicos quanto a metragem das unidades e frações ideais também foram anexados à documentação.
A Sr. Maria Helena, representante dos moradores, falou do sentimento por ter sua situação regularizada. “É uma grande emoção saber que, hoje, tenho uma residência fixa. Um endereço. A minha casa! É uma conquista muito grande, com esse documento é um recomeço em nossas vidas. É um reconhecimento como cidadão”, destacou.