Consulta pública abre debate sobre criação do Monumento Natural Pedra do Cão Sentado

 

Publicado em: 18/12/2019 08:00

Whatsapp

 

Um importante trabalho vem sendo realizado pela Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Trata-se de um projeto que tornará o Parque do Cão Sentado em um Unidade de Conservação. Nesta terça-feira, 17, foi realizada uma consulta pública sobre o tema apresentada pelos responsáveis por executarem o estudo técnico do programa, são eles membros da Subsecretaria de Prevenção, Licenciamento, Monitoramento e Controle Ambiental; Subsecretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano e Gerência de Geomática.

Na ocasião, todo o projeto foi apresentado abordando tudo que foi estudado, desde visitas ao local e ao entorno, até a parte histórica, geológica e ambiental do Parque. As Unidades de Conservação podem ser divididas em dois grupos, o de proteção integral, que objetiva preservar a natureza, admitido apenas o uso indireto dos recursos naturais, e o uso sustentável, com objetivo de compatibilizar a conservação da natureza com o uso de parte desses recursos naturais. Dentro do grupo proteção integral, existe a classificação Monumento Natural, que foi a escolhida com embasamento em tudo que foi analisado e documentado pela equipe para ser a denominação da área que envolve a famosa Pedra do Cão Sentado.

Daqui para frente, algumas etapas deverão ser cumpridas, entre elas é a realização da criação da minuta, que será publicada em decreto; um gestor será nomeado como gestor para chefe da Unidade de Conservação e a inscrição no Cadastro Nacional de Unidade de Conservação, além da criação de um plano de manejo do Monumento Natural. 


Imagens