Poda de eucaliptos realizada com sucesso na Praça Getúlio Vargas

Publicado em: 16/03/2020 11:34 | Fonte/Agência: Secom

Poda de eucaliptos realizada com sucesso na Praça Getúlio Vargas

A Prefeitura de Nova Friburgo realizou a poda de cinco eucaliptos na manhã de domingo, dia 15, no lado par da Praça Getúlio Vargas. A operação foi um sucesso, como atesta o presidente da Fundação Dom João VI, Luiz Frenando Folly. O trabalho de poda dos galhos maiores e secos foi realizado entre 7h e 10h55, e o de limpeza terminou pontualmente ao meio-dia (horário em que o trânsito foi novamente liberado). Foram envolvidos vários órgãos do governo municipal, com apoio do Corpo de Bombeiros, que realizou a poda, e da Energisa, que não chegou a desligar a energia elétrica no local, apenas protegeu os cabos mais próximos da operação. O material restante foi levado para a usina de lixo.

De acordo com o presidente da Fundação Dom João VI tudo transcorreu como o previsto e foi um sucesso. Luiz Fernando Folly lembrou que esta foi a segunda etapa da poda dos eucaliptos da Praça Getúlio Vargas (a primeira foi no final do ano passado), em dois dias – 15 e 29. Estão sendo retirados os galhos que realmente tinham que ser podados, para melhorar a estrutura dos eucaliptos, conforme os laudos feitos pelos engenheiros florestais e agrônomos da prefeitura. Folly salientou que no dia 29 será a última etapa do trabalho, menor, em poucos indivíduos, para finalizar todo o processo.

Todo esse trabalho relativo às árvores da Praça Getúlio Vargas compõe o termo de ajustamento de conduta (TAC) e todos os órgãos são uníssonos em suas ações, como o Ministério Público, Instituto do Patrimônio Histórico (Iphan), que participaram dos preparativos desse procedimento, e a realização pelo Corpo de Bombeiros, ação destacada por Folly, que considerou um avanço nos trabalhos.

Folly lembrou as reuniões anteriormente havidas, lideradas pelo prefeito Renato Bravo, que alinharam as secretarias envolvidas, a exemplo da Defesa Civil, Mobilidade Urbana com o trânsito, Serviços Públicos para saída do material, entre outras, que participaram das ações, que começaram no dia anterior e prosseguiram durante todo o processo.

AÇÃO COORDENADA – O subsecretário de Meio Ambiente falou da segunda etapa de poda dos eucaliptos, que começou no ano passado, com a preocupação de preservar os transeuntes durante a operação e garantir a longevidade das árvores, já centenárias. Alexandre Sanglard lembrou que todo o trabalho é coordenado pela Fundação Dom João VI e foi preparado junto ao Ministério Público e Iphan, que concederam a licença de operação, com laudos executados por engenheiros das secretarias de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Os engenheiros florestais da Secretaria de Meio Ambiente, Amazilis Lopez e Rafael Cariello, consideraram fundamental a participação do Corpo de Bombeiros, que com seus equipamentos – caminhão com plataforma elevatória e motosserras – agilizaram o serviço.

Amazilis e Rafael salientaram que o serviço seguiu rigorosamente o relatório técnico e se restringiu a uma limpeza dos galhos a fim de se evitar quedas. Repetiram que esse relatório foi encaminhado ao Ministério Público Federal e Iphan, que o aprovaram e permitiram sua execução pela prefeitura.

Amazilis e Rafael lembraram a nova operação de poda dos eucaliptos, dessa vez do lado ímpar da Praça Getúlio Vargas, planejada para a manhã do dia 29, baseado no mesmo relatório técnico. No horário das 7h às 12h o trânsito será interrompido entre as esquinas das ruas Dante Laginestra e Galeano das Neves. Os motoristas devem redobrar a atenção ao passarem pelas imediações.