Prefeitura de Nova Friburgo reforça cuidados com redes de águas pluviais na região de Olaria

Publicado em: 16/12/2019 00:00 | Fonte/Agência: Eloir Perdigão

Com a ocorrência de fortes chuvas na primeira quinzena de dezembro tornou-se necessário que a Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha, movimentasse suas equipes com relação aos cuidados com as redes de águas pluviais. A limpeza também não parou e tudo seguiu um cronograma traçado entre o subprefeito local, Marcelo Soares, com o prefeito Renato Bravo.

No Vale dos Pinheiros foram colocadas manilhas e consertado o buraco que havia se formado no acesso ao Sítio da Pedra. O mesmo serviço foi realizado na subida do Sítio São Luiz, no Cônego; e na Rua Folly e na Praça 1º de Maio, atrás do Posto de Policiamento Comunitário, da Polícia Militar, em Olaria. Na Rua Folly a força da água havia provocado uma cratera e gerou muitos transtornos para a comunidade. Ali também foi feita a limpeza dos bueiros. Ainda foram limpos bueiros e canaletas no centro de Olaria. Outras crateras haviam se formado e manilhas trocadas na Alameda Marquês de Maricá, no Parque São Clemente, e nas ruas Gandhi, no Cônego, e Venceslau Brás, na Cascatinha.

As chuvas fortes demandaram muita limpeza por toda a grande área da Subprefeitura de Olaria, Cônego e Cascatinha: nas praças Washington Luiz e Rio de Janeiro, no Bela Vista; no bairro Vargem Grande (Cônego); nas ruas do Vale dos Pinheiros; na Via Expressa, no posto de saúde Tunney Kassuga, no Centro Municipal de Educação Infantil Elza Barbosa Melhorance, na pracinha do final da Avenida Conselheiro Julius Arp, junto à antiga fábrica Torrington, e nas feiras das quintas-feiras e domingos, em Olaria.

Roçada, capina e retirada de entulhos descartados irregularmente foram serviços executados em ruas de Olaria (Vicente Sobrinho e Avenida José Pires Barroso – Via Expressa), Cônego (ao redor da Casa do Artesão), Bela Vista, Vargem Grande, Sítio São Luiz, Vale dos Pinheiros (alamedas Guanabara e Princesa Isabel), Parque São Clemente e Cascatinha (na Rua Avelino Frotté, onde foram retirados detritos que estavam represando as águas de chuva).

Outros serviços realizados foram reparos nos calçamentos em vários bairros, podas de árvores no Cônego e no Vale dos Pinheiros, onde também foi realizada operação tapa-buracos, com apoio da Secretaria de Obras; e retirada de destroços de um veículo que capotou na Via Expressa, em Olaria, a fim de evitar mais acidentes.

Merece destaque a colocação de 47 lixeirinhas nas ruas centrais de Olaria, doadas pela Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf). Todos os postes das ruas Presidente Vargas e Raul Veiga receberam essas lixeirinhas.

A Subsecretaria de Olaria, Cônego e Cascatinha funciona na Avenida Júlio Antônio Thurler, 93, em Olaria. O atendimento é feito também pelo telefone 2521-5533.